Regimento CPEDR – PDF

MISSÃO

Nossa missão é informar, comunicar e expandir a Pesquisa na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), nas áreas de Educação e Desenvolvimento Regional, preservando as informações científicas e tecnológicas e disseminando conhecimentos às comunidades acadêmico-científica, interna, externa, local e regional. Mapear e integrar as pesquisas internas em rede de informação científica, cuja base origina-se dos Departamentos e de suas respectivas instâncias: núcleos, grupos, programas de pós-graduação, linhas de pesquisa, pesquisadores e centros de estudos e pesquisas da UNEB. Instalar, desenvolver e manter redes integradas de informações científicas em ciência e tecnologia, nas áreas de Educação e Desenvolvimento Regional. 

FINALIDADES

São finalidades do CPEDR (Art. 3º. Regimento Interno do CPEDR, 2016)

I – informar, comunicar e expandir a pesquisa na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), com vistas à preservação científico-tecnológica e atendimento à comunidade acadêmico-científica, interna e externa, local e regional ou territorial;

II – mapear e integrar a pesquisa interna em rede científica, cuja base origina-se dos departamentos e de suas respectivas instâncias – Núcleos, Grupos, Linhas e Programas;

III – instalar, desenvolver e manter a rede científica de modo a congregar resultados de pesquisas gerados pelas diversas unidades e órgãos, e pelos centros de estudos e pesquisa, cursos de graduação e programas de pós-graduação, subsidiando a identificação de áreas de concentração, emergentes e potenciais de pesquisa;

IV – possibilitar o acesso e desenvolvimento da informação e da comunicação em ciência e tecnologia no âmbito interno e externo da UNEB;

V – contribuir para ampliar e aprofundar a capacidade científica e tecnológica tendo como referencial as áreas de concentração e os eixos norteadores de abrangência do CPEDR, que indiquem as tendências de desenvolvimento institucional, local e regional sustentável;

VI – elaborar o diagnóstico de pesquisa da UNEB a partir da produção científica dos departamentos, suas instâncias e outros órgãos com a finalidade de mapear áreas beneficiadas, potenciais científicos e indicadores para o desenvolvimento institucional;

VII – difundir os resultados de pesquisa a partir de sua base científica integrando-os às instâncias internas, instituições ou organizações externas que geram conhecimento, e setores da sociedade que contribuem para o desenvolvimento sócio-economico, político e cultural;

VIII – consolidar e manter um sistema científico integrado em rede considerando as áreas de educação e de desenvolvimento local e regional sustentáveis;

IX – identificar variável e indicador para a formação de eixos norteadores do desenvolvimento científico, institucional, local, regional e territorial com a finalidade de responder a necessidade estratégica e aprofundar a relação universidade – sociedade contribuindo efetivamente para o desenvolvimento da Bahia;

X – viabilizar a comunicação e o acesso à informação em rede aos Departamentos, a grupos, núcleos, linhas de pesquisa e programas de pós-graduação a fim de atualizar sistematicamente a base de dados científica da UNEB;

XI – contribuir para transformar o conhecimento gerado na UNEB em produtos e serviços com valor científico social;

 

JUSTIFICATIVA

Para além da expansão do ensino, da ampliação da infraestrutura e otimização da estrutura existente, o CPEDR é oriundo de um projeto que prevê a comunicação, a integração, a parceria, a solidariedade entre pesquisadores, grupos e núcleos, possibilitando o reconhecimento da instituição como geradora de pesquisa em C &T, com base na Educação e no desenvolvimento local/regional para a melhoria de vida das comunidades e sustentabilidade.

 

ATIVIDADES

Execução de programas, projetos e atividades de pesquisa e desenvolvimento técnico-científico, no âmbito de suas finalidades; realização de atividades de pesquisa relacionadas com a educação e o desenvolvimento regional ou territorial em áreas e programas estratégicos e de interesse da UNEB de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI); promoção e difusão do conhecimento técnico-científico; promover a expansão, a gestão, a disseminação e a transferência do conhecimento científico e tecnológico através da articulação de redes institucionais e interinstitucionais; promoção de parceria tecnológica com os NUPE’s, os Grupos de Pesquisas, os Núcleos de Concentração, os Centros e Institutos de Pesquisas e Organizações Governamentais e não Governamentais, incluindo o suporte, a instalação e a gestão, visando fomentar a criação e o desenvolvimento científico, tecnológico Regional e Local; produção e desenvolvimento de produtos oriundos de suas pesquisas, contratos, convênios, acordos e ajustes, resguardados os direitos relativos à propriedade intelectual e conforme normas estabelecidas pela UNEB; realização de cursos, conferências, seminários e outros eventos de caráter técnico-científico; captação de recursos financeiros para pesquisa e ampliar as receitas próprias.

 

RESULTADOS ESPERADOS

São competências do CPEDR (Art. 4º. Regimento Interno do CPEDR, 2016)

I – executar programas, projetos e atividades de pesquisa e desenvolvimento técnico-científico no âmbito de suas finalidades, de que trata o Art. 3º deste Regimento;

II – realizar atividades de pesquisa relacionadas com a educação e o desenvolvimento local, regional e territorial em áreas e programas estratégicos e de interesse da UNEB, de acordo com as Diretrizes e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI);

III – difundir e socializar o conhecimento técnico-científico;

IV – promover a formação de recursos humanos para a pesquisa na área de Educação e Desenvolvimento Regional sustentável;

V – instituir e conceder prêmios e outros benefícios, buscando incentivar o desenvolvimento da pesquisa, observadas as disposições legais em vigor;

VI – promover a expansão, a gestão, a disseminação e a transferência do conhecimento científico e tecnológico por meio da articulação de redes institucionais e interinstitucionais;

VII – emitir laudos e pareceres técnico-científicos;

VIII – promover parceria tecnológica com os Departamentos e NUPE’s, Grupos de Pesquisas, Centros e Institutos de Pesquisas, Organizações Governamentais e não Governamentais, incluindo o suporte, a instalação e a gestão, visando fomentar a criação e o desenvolvimento científico, tecnológico local, regional e territorial;

IX – produzir e desenvolver produtos oriundos de suas pesquisas, contratos, convênios, acordos e ajustes, resguardados os direitos relativos à propriedade intelectual, conforme normas estabelecidas pela UNEB e legislação em vigor;

X – promover, patrocinar e realizar cursos, conferências, seminários e outros eventos de caráter técnico-científico;

XI – criar mecanismos de captação de recursos para o financiamento da pesquisa e ampliar as receitas próprias.

 

IMPACTOS PREVISTOS:

  • Ampliação da produção científica; intercâmbio multidisciplinar.
  • Otimização dos investimentos institucionais em comunicação, viagens, equipamentos para a pesquisa.
  • Ampliação da capacidade de qualificação profissional do quadro institucional.
  • Melhoria dos níveis de pesquisa educacional do Estado da Bahia.
  • Melhoria dos níveis de pesquisa acadêmica.
  • Divulgação das informações e agilidade na tomada de decisões.

 

PARECER

FINEP-Financiadora de estudos e projetos – Ministério de Ciência e Tecnologia:

As propostas encaminhadas a esta Chamada Pública foram submetidas à Avaliação de Mérito por um Comitê composto por 82 Consultores, representantes das 4 grandes Áreas de Conhecimento (Ciências Exatas e da Terra, Ciências da Vida, Ciências Humanas e sociais e Engenharias.) Com base nas recomendações desse Comitê, a Diretoria da FINEP, através da RES/DIR/0416/05, de 27/04/2005, aprovou os seguintes sub-projetos, agrupados por instituição.

 

EQUIPE DE ELABORAÇÃO DA PROPOSTA ORIGINAL

  • Leliana Santos de Sousa – Docente UNEB  (Coordenadora Científica)Carla Liane Nascimento – Docente UNEB
  • Patrícia Carla Smith Galvão – Analista Universitária / PPG
  • Teresinha Carvalho –  Socióloga / PPG
  • Ângela Maria Pithon Carvalho de Araújo – Analista Universitária / PPG
  • Ilana Azevedo Ribeiro – Subgerente de Iniciação Cientifica (IC) PPG

 

EQUIPE DE IMPLANTAÇÃO

  • Leliana Santos de Sousa – Coordenadora Geral    Patrícia Carla Smith Galvão – Analista Universitária / PPG
  • Ilana Azevedo Ribeiro – Subgerente de Iniciação Cientifica (IC) PPG
  • Lídia Boaventura Pimenta – Assessoria Especial / Reitoria
  • Edísio Brandão – Gerência de Pesquisa – PPG
  • Durval Uzeda – Assessoria Especial / Reitoria
  • UDO – GERINF
  • Prefeitura do Campus I

 

APOIO LOGISTICO, ACOMPANHAMENTO E ORIENTAÇÃO

  • REITORIA;
  • PPG;
  • GERINF;
  • Unidade de Desenvolvimento Organizacional – UDO;
  • Prefeitura do Campus;
  • PROAD;
  • Comitê Científico;
  • Coordenadores de NUPE.

 

ÁREAS DE ATUAÇÃO

  • Educação
  • Desenvolvimento Local/Regional