Projetos de Extensão CPEDR

 

SÉRIE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL         

Esse projeto destina-se a publicação anual de volume da Série Educação e Desenvolvimento Regional do Centro de Pesquisa Educação e Desenvolvimento Regional (CPEDR) da Universidade do Estado da Bahia. A Série reúne artigos resultantes de pesquisas, principalmente, oriundas dos Programas de Pós-Graduação da UNEB.  O CPEDR já conta com seus três volumes publicados e o IV em  processamento final de publicação.

O projeto proposto é uma criação do CPEDR com o objetivo de Difusão da produção de conhecimento agregando dados de pesquisa à comunidade acadêmica e científica; e que a partir de seu terceiro volume ganhou o status de Série e Número de DOI.

O objetivo geral deste projeto consiste em publicar regularmente a cada ano artigos resultantes de pesquisas nas áreas de Educação e Desenvolvimento Regional  oriundas do corpo docente e discente, dos programas de pós-graduação, Grupos de Pesquisa e Graduação, cuja perspectiva é de concatenar dados de pesquisas realizadas pela Universidade do Estado da Bahia, ampliando seu potencial de parcerias e colaboração interna e externa.

E os objetivos específicos:
1. Elaborar edital de convocação de artigos, submeter à apreciação do Conselho CPEDR, e após aprovação, publicar.
2. Receber artigos e emitir carta de aceite
3. Elaborar Boneca com os artigos aceitos
4. Elaborar Apresentação da Série de acordo com a Temática definida.
5. Encaminhar processo de despesas à PROAD
6. Acompanhar o processo de publicação com a Editora
7. Lançamento da Série

Justificativa: Difusão do conhecimento

Metodologia: seleção de artigos, organização, editoração e lançamento de publicação.

Cronograma: anual

Resultados Esperados: editoração, publicação e lançamento anual de volume da Série Educação e Desenvolvimento Regional do Centro de Pesquisa Educação e Desenvolvimento Regional (CPEDR) da Universidade do Estado da Bahia

Estratégias de Divulgação: site do CPEDR e da Editora, Portal da UNEB, catálogo impresso da Editora, lançamento e divulgação em eventos científicos.

Recurso Necessário:

 

 

REDE CPEDR / RETINA

A realização do COLÓQUIO INTERNACIONAL Franco-brasileiro de Estética resulta da conexão REDE CPEDR/ UNEB com a Université Paris 8 (França), Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Ruy Barbosa na formação da REDE RETINA.

O evento tem o objetivo de intercambiar e socializar conhecimentos e experiências cientifico, cultural e tecnológica, produzidos na pesquisa e extensão da UNEB e em instituições parceiras no âmbito regional, nacional e internacional. No ano de 2020, o Colóquio versará sobre o tema da “Diversidade de Interpretações”.
Os objetivos específicos são:
1. Socialização dos conhecimentos produzidos na pesquisa, ensino e extensão, transversais à Estética e a poética, na perspectiva da Diversidade de interpretações;
2. Proporcionar intercâmbio da produção cientifica, cultural e tecnológica;
3. Estreitar o diálogo entre as redes de pesquisa interinstitucional no âmbito RETINA regional, nacional e internacional;

  1. Ampliar e aprofundar a discussão de conceitos transversais à Estética e à Poética, de implicações sociais, culturais e políticas, em áreas transdisciplinares do conhecimento.Justificativa:
    O Colóquio Internacional Franco-Brasileiro de Estética 2020 abordará a Estética e a poética: diversidade de interpretações, como uma via multirreferencial, transdisciplinar e interinstitucional reunindo suscitando questões locais e globais fazendo emergir a possibilidade de outro lugar do ser humano para recolocar-se enquanto cognitivo sensível, ambiental, político, corporal frente a processos de (Des)humanização em um apelo aos povos do exercício do cuidar-se, do responsabilizar-se, da ética, e da qualidade humana como aspectos da educação da criança e da formação profissional de jovens e adultos e da integração e sabedoria do idoso.
    Que modus vivendis do cotidiano explicitam aspectos necessários da dignidade e configuram a condição humana em estéticas de benevolência e solidariedade? A expressão corpórea revela necessidade do cuidado e nesse viés a proposta do III Colóquio Internacional “Educação, Corpo e Identidade” é buscar junto à comunidades de saberes e práticas formas colaborativa de discutir educação e desenvolvimento considerando às contradições da natureza humana nas ações de políticas de educação, territórios, saúde, lazer, cultura, arte, habitação, refletindo sobre os impactos no desenvolvimento humano e regional. Integramos com essas questões.

Metodologia:
Organização e realização de evento de natureza científica: Colóquio Internacional Brasileiro de Estética: Diversidade de Interpretações; Formação de comissões;  Definição de espaços e competências de realização; Definição de programação; Contatos e convites; Ambiente de divulgação e inscrição para participação no evento; elaboração de material de  divulgação e divulgação do evento; aquisição de passagens aéreas, serviços de translado, hospedagem  e alimentação de palestrantes, coffee-break , atrações artísticas, banners, faixas (em parceria); realização do colóquio envolvendo palestras, mesas redondas, apresentação de trabalhos e exposição de painéis. Espera-se a produção de Anais e organização de coletânea de artigos para publicação.

Cronograma: fase de organização (2019.1), fase de realização (2019.2)
Resultados Esperados:

Estratégias de Divulgação: A divulgação do colóquio ocorrerá através de página do evento, portal Uneb, redes sociais

Recurso Necessário:

 

SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ANÁLISE COGNITIVA (SIANCO)          

Este projeto tem como finalidade de realizar o Seminário Internacional de Análise Cognitiva (SIANCO) com o objetivo de intercambiar e socializar conhecimentos e experiências cientifico, cultural e tecnológica, produzidos na pesquisa e extensão da UNEB e em instituições parceiras no âmbito regional, nacional e internacional com vistas a difusão do conhecimento na área interdisciplinar.

Objetiva-se o diálogo entre redes colaborativas de pesquisa interinstitucional e o aprofundamento da discussão da Análise Cognitiva (AnCo). O evento envolve apresentação de trabalhos e exposição de painéis. Espera-se a produção de Anais e organização de coletânea de artigos para publicação, além do desenho indicativo de possibilidades de formação de redes cientifico, cultural e tecnológica em AnCo.

O objetivo geral se baseia em realizar o Seminário Internacional de Análise Cognitiva (SIANCO) promovendo o intercambio e a socialização dos conhecimentos já produzidos na pesquisa, ensino e extensão da UNEB e em instituições parceiras de âmbitos regional, nacional e internacional, reunindo pesquisadores, estudantes, técnicos, auxiliares e público em geral, com vistas a geração e difusão do conhecimento nas áreas cientifico cultural e tecnológica fortalecendo redes de pesquisa e as áreas interdisciplinar, transdisciplinar e multirreferencial.

Os objetivos específicos são:
1. Socialização dos conhecimentos produzidos na pesquisa, ensino e extensão;
2. Proporcionar intercambio da produção cientifica, cultural e tecnológica;
3. Fortalecer novas frentes de trabalho em torno das redes institucional e consolidação das áreas interdisciplinar, transdisciplinar e multirreferencial;
4. Estreitar o diálogo entre as redes de pesquisa interinstitucional no âmbito regional, nacional e internacional;
5. Ampliar e aprofundar a discussão da Análise Cognitiva (AnCo) enquanto área de conhecimento.

Justificativa:

Metodologia:

Cronograma:

Resultados Esperados:

Estratégias de Divulgação:

Recurso Necessário:

 

 

REVISTA INTERNACIONAL ANÁLISE COGNITIVA.  REVISTA RIANCO.

 

A REVISTA INTERNACIONAL ANÁLISE COGNITIVA – RIAnCo, será criada a partir da demanda de produção no componente curricular Análise Cognitiva do Doutorado Multiinstitucional e Multirreferencial em Difusão do Conhecimento – DMMDC. Trata-se de publicação semestral do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Análise Cognitiva integrando as três linhas de Pesquisa do DMMDC. É um periodico editado pelo OPEN JOURNAL SYSTEMS destinado ao doutorado, mestrado e universitários e ao público ampliado dos diferentes Espaços Multirreferenciais de Aprendizagem – EMA. A RIAnCo publica dossier’s, artigos, resumos, inéditos resultantes de estudos, experiências e pesquisas referentes à temática em destaque nas áreas de Análise Cognitiva e Difusão do Conhecimento, além de Anais e Dossier’s do Seminário Internacional de Análise Cognitiva – SIANCO.

A publicação objetiva a Difusão do Conhecimento Cientifico na perspectiva de tradução em conhecimento público para a democratização do conhecimento.

Os trabalhos são apresentados em forma de textos, artigos, ensaios e resenhas multidisciplinar, transdisciplinar de conhecimentos resultantes de pesquisas e processos da ciência.

Justificativa:

A RIAnCo, Revista Internacional Análise Cognitiva criada pela professora Dra. Leliana Santos de Sousa a partir de sua experiência, desde 2010, nos componentes de Análise Cognitiva I e Análise s Cognitiva II e do evento bianual SIAnCo – Seminário Internacional de Análise Cognitiva I e II, considerando o volume considerável de produção. A RIAnCo é criada no sistema UNEB, instituição associada ao Programa de Doutorado Multirreferencial e Multiinstitucional em Difusão do Conhecimento – DMMDC.

Metodologia:

A metodologia consiste em monitorar o sistema da RIAnCo; Realizar os processos de chamada de artigos para edição. Editar os números da Revista RIAnCo e Publicar na peiodicidade semestral, conforme as regras do sistema UNEB. A RIAnco se desenvolve e se organiza de forma processual a partir do volume de artigos recebidos gerando o número semestral.

O gerenciamento é feito em parceria e colaboratividade com a UNEB e o Instituto Federal Bahiano IFBA. Esse gerenciamento é feito mediante o sistema hospedeiro da Revista.

Resultados Esperados:

Edição e publicação de artigos com periodicidade semestral, oriundos das atividades de Componentes curriculares do DMMDC, especialmente de Analise Cognitiva I e Análise Cognitiva II e do SIAnCo.

Divulgação do conteúdo cientifico produzido no DMMDC pelos doutorandos, professores pesquisadores e profissionais de diversas áreas e de Espaços Multirreferenciais de Aprendizagem – EMA, conforme Teresinha Froes Burnham (2012).

Difusão do Conhecimento como emancipação humana.

Cronograma: fluxo contínuo, lançamento semestral

Resultados Esperados:           organização, editoração e publicação de número da revista.

Estratégias de Divulgação: site do CPEDR, Portal UNEB, lançamentos e divulgação em eventos científicos.

Recurso Necessário:

 

 

LUAMPA NA PRAIA PROJETO EDUCAÇÃO E SAÚDE – PESQUISA-AÇÃO ATITUDE NA PRAIA

 

Objetivos:
Esse projeto tem como finalidade desenvolver uma pesquisa-ação nas praias de Salvador e de outras cidades do Estado da Bahia  –  Orla Eixo a ser definido, sobre os resíduos ( lixo) encontrados na beira  do Mar, na areia. O projeto será desenvolvido em parceria entre a Rede LuAmPa – Luz, Amor e Paz, Coordenada pela Professora Dra. Teresinha Fróes Burnham;  O Centro de Pesquisa Educação e Desenvolvimento Regional (CPEDR)/ Departamento de Ciências Humanas (DCH I)/ Departamento de Ciências da Vida(DCV I) da Universidade do Estado da Bahia.

Os objetivos específicos deste projeto são:
Desenvolver uma pesquisa-ação nas praias de Salvador e de outras cidades do Estado da Bahia  – Orla Eixo  a ser definido,  sobre os resíduos ( lixo) encontrados na beira  do Mar, na areia.

Recolha dos resíduos pelos pesquisadores e colocados nas devidas Caixas coletoras com auxilio dos frequentadores da praia presentes no momento.

Contribuir para formação de atitude educativa e saudável no âmbito do uso do bem comum da natureza, que reverbera no bem estar individual e social do ser humano.

Desenvolver atividades de recolha dos resíduos encontrados na praia, em dias e horários previamente marcados, durante a realização de Caminhadas no Trecho de Praia definido.  Análise e direcionamento dos resíduos recolhidos.
Relacionar os benefícios para a saúde e Educação da população.

 

Justificativa:
Os resíduos serão recolhidos pelos  pesquisadores e colocados nas devidas Caixas coletoras com auxilio dos frequentadores da praia presentes no momento, a proposta é de proceder contribuindo para formação de atitude educativa e saudável no âmbito do uso do bem comum da natureza, que reverbera no bem estar individual e social do ser humano.

 

 

Metodologia:

O projeto consiste em desenvolver atividades de recolha dos resíduos encontrados na praia, em dias e horários previamente marcados, durante a realização de Caminhadas no Trecho de Praia definido.

O projeto consiste desenvolver atividades de recolha dos resíduos encontrados na praia, em dias e horários previamente marcados, durante a realização de Caminhadas no Trecho de Praia definido.

A análise será feita levando em conta às experiências dos partícipes, a mudança de atitude dos frequentadores usuários da praia. Direcionar os resíduos recolhidos em relação aos benefícios para a saúde e Educação da população.
As atividades serão realizadas em conjunto com membros da Rede LuAmPa; professores pesquisadores da UNEB, e estudantes como voluntários e ou monitores considerando o cumprimento de sua carga horária em Atividades Complementares (AC) e de Iniciação Cientifica (IC).

Os resultados obtidos serão analisados levando em conta às experiências dos partícipes, a mudança de atitude dos frequentadores usuários da praia, o direcionamento dos resíduos recolhidos em relação aos benefícios para a saúde e Educação da população.

Cronograma: 2020

Resultados Esperados: Educação ambiental
Estratégias de Divulgação:
Recurso Necessário:

 

 

 

ARTETERAPIA COMO PRÁTICA INTEGRATIVA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL.     
A finalidade é oferecer o apoio psicológico aos jovens e adultos através da arteterapia de abordagem da psicologia analítica. A arteterapia é um caminho, uma via por onde se promove o desenvolvimento humano em co-laboratividade no qual a Arteterapeuta é facilitadora, copartícipe do processo, responsável pelo acolhimento, escuta, e proposição da atividade, acompanhamento e conclusão do processo, buscando respeitar sempre, ao mesmo tempo, cada pessoa, a demanda do grupo, das Práticas Integrativas do Ambulatório e os princípios da Arteterapia.

O objetivo geral é compreender os aspectos relacionados ao processo de  (Auto)Conhecimento  e Ressignificação da própria  trajetória, mediante métodos expressivos verbal e não verbal da Arteterapia como subsidio na reelaboração da própria  formação e prática de vida  numa perspectiva humanitária e de autonomia criativa. O projeto objetiva desenvolver processos de extensão e pesquisa de forma colaborativa às atividades de Arteterapia como atendimento terapêutico junto à discentes, docentes, técnicos e auxiliares da UNEB e o público externo. Serão utilizados métodos de pesquisa-extensão específicos da arteterapia utilizando-se de expressões artísticas como  desenho, pintura, colagem, expressão corporal, expressão oral, verbal e não-verbal.

Os objetivos específicos são:
Vivenciar a arteterapia para o autoconhecimento e ressignificação de trajetória e um novo olhar para os sentidos            .
Expressar mudança de atitudes na aprendizagem.
Fortalecer o papel de formação profissional  .
Identificar a contribuição da Arteterapia para a saúde e bem estar;
Estabelecer relação entre o processo arteterapêutico e a autonomia criativa;
Verificar beneíicios terapêuticos com a prática da Arteterapia.
Relacionar a contribuição do processo terapêutico para o autoconhecimento e a autopercepção de si e do outro e integração da saúde.
Listar sugestões para que possibilitem a expressão de conteúdos internos, autoconhecimento, resolução de conflitos de relacionamento e ativação do processo criativo.

Justificativa:

Considerando a Arteterapia como uma trilha de possibilidade terapêutica que permite a expressividade da pessoa mediante dinâmicas lúdico expressivas, na qual é possível acompanhar processos integrativos na perspectiva da melhoria da saúde qualidade de vida, optamos por abordar a arteterapia enquanto prática que possibilita formas de expressão utilizando da diversidade artística como processo terapêutico (de jovens e adultos) respeitando e possibilitando a compreensão das próprias demandas e melhor percepção de si.

Metodologia:

A proposta nesse Curso é de promover atividades que permitam vivências terapêuticas de Arteterapia com jovens e adultos, mais especificamente, os estudantes do curso de Administração.  A Arteterapia para o desenvolvimento do Autoconhecimento na perspectiva da atuação profissional. (Res)significação de Trajetórias; Metodologia e Métodos Criativos de Arteterapia na dimensão humanitária  das práticas integrativas mediante oficinas em grupo e atendimento individual.

Cronograma:

Resultados Esperados:

Estratégias de Divulgação:

Recurso Necessário: