Projetos de Pesquisa do CPEDR

PROJETO 1 – DIAGNÓSTICO DA PESQUISA UNEB 2006 – 2012 E 2013-2016 – CPEDR

O Diagnóstico da Pesquisa na UNEB – Educação e Desenvolvimento Regional integra, juntamente com a REDE CPEDR, o Projeto original Informação, Comunicação, e Expansão para a Pesquisa da Universidade do Estado da Bahia – INCEP/UNEB.  Trata-se da elaboração do diagnóstico de pesquisa da UNEB, nas áreas de educação e desenvolvimento regional, por meio do levantamento e análise de dados nos Departamentos e respectivas instâncias, e com base no plano estratégico institucional para identificação de áreas beneficiadas e potenciais, e aprofundamento e ampliação da capacidade de Ensino-Pesquisa-Extensão e produção de novos conhecimentos.

O objetivo geral do projeto é compreender os percursos dos processos de criação nas áreas de pesquisa ao produzir saberes na UNEB, dos quais apontam implicações que repercutem no campo da educação e desenvolvimento regional. Inicialmente no Plano Piloto das Redes de Gestão Departamental (RGDs) A e B, tendo como marco teórico os Projetos apresentados e realizados pelos Campi da UNEB, no período de 2006 a 2012 e, posteriormente, com ampliação às demais RGDS e série histórica até o ano de 2016.

Os objetivos específicos deste projeto são:
– Identificar no grupo de pesquisadores da Rede CPEDR/UNEB/RGDs, pesquisas planejadas e produzidas pelo grupo, a partir do Sistema Integrado de Planejamento (SIP);

– Realizar um levantamento de dados sobre as ações dos pesquisadores, no que se refere ao campo da pesquisa em educação e desenvolvimento regional;
– Apontar uma articulação metodológica de formação e de intervenção, voltadas para o interesse do grupo na Rede CPEDR/UNEB/RGDs.

As informações coletadas estruturam um Banco de Dados, a ser armazenado junto ao acervo do Centro de Documentação e Informação do CPEDR. Pensa-se o paralelo entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão com o propósito de realizar, na área de conhecimento de processos de disseminação da informação, a memória das ações científicas dos 29 Campi desta Universidade, fortalecida pela educação, artes, ciência da informação e comunicação, na perspectiva do impacto para o Desenvolvimento local e regional. Nesse sentido, a configuração científica vem repercutir sobre aspectos políticos, sociais, tecnológicos, comunicativos culturais e artísticos dos quais engendram modos de produção e a relação com os setores produtivos e de gestão dos territórios de identidade e das RGD’s.

Justificativa:

O Diagnóstico institucional possibilita compreender os percursos dos processos de criação nas áreas de pesquisa ao produzir saberes na UNEB, dos quais apontam implicações que repercutem no campo da educação e desenvolvimento regional, aprofundando conhecimentos e auxiliando no planejamento institucional.

O pressuposto e foco de interesse estão num banco de dados desenvolvido para os processos de disseminação da informação além de formação e qualificação de pessoal. Portanto, a metodologia da Gestão Cognitiva do Conhecimento e do Aprendizado Organizacional no CPEDR/UNEB tem como objetivo intensificar o compartilhamento de pesquisas, informações e experiências oriundas dos Departamentos/Grupos e Núcleos de Pesquisa e Extensão, aglutinar resultados na direção da excelência institucional mediante o aprimoramento das atividades de coleta, organização, disponibilização e acesso a bancos de dados internos e externos, consolidando uma Rede Científica na UNEB.

A organização e compartilhamento em rede, como um serviço de disseminação seletiva da informação e da produção de dados, consistem na possibilidade de recuperação das informações e minimização dos esforços de busca e custos que atendam as diferentes Regiões de Desenvolvimento da comunidade unebiana.

Metodologia:
O Diagnóstico, com recorte nas áreas da Educação e do Desenvolvimento Regional, tem sido realizado em etapas. A ETAPA 1 considerou dados relativos aos departamentos a todas as RGDs, referentes ao período de 2006 a 20012. A ETAPA 2, refere-se a dados relativos aos anos de 2013 a 2016.

O Diagnóstico prevê o levantamento quantitativo e qualitativo de projetos de pesquisa em base SIP. Em visitas técnicas aos Departamentos da Uneb, por RGD, ocorre a verificação e complementação de dados levantados a partir da memória dos projetos e relatórios registrados nos NUPES, com acesso ao detalhamento de cada projeto. É prevista a realizar de encontros e/ou videoconferências para discutir sobre a articulação com o grupo de pesquisadores, a configuração das metodologias utilizadas e impactos produzidos pelas pesquisas regionalmente.

Após organização e tratamento dos dados, efetiva-se a análise contrastiva (BURHMAN, FRÓES, 2002) que consta de relatórios e artigos para a divulgação de dados relativos à Educação e ao Desenvolvimento Regional.

  • Cronograma: 2020 – ETAPA 2
  • Resultados Esperados:
  • Apresentação de quadros característicos da pesquisa na UNEB 2013-2016.
  • Relatório analítico-descritivo da Pesquisa
  • Banco de Dados estruturado, com o  registro do acervo de memória científica da
  • Universidade do Estado da Bahia (UNEB).
  • Estratégias de Divulgação: Site do CPEDR, Seminários, Publicação
  • Recurso Necessário:

PROJETO 2 – REDE CPEDR/UNEB

A REDE CPEDR evidencia-se nas dimensões interna e externa à Universidade com objetivo de Fortalecer a pesquisa institucional da UNEB relacionada às temáticas de Educação e do Desenvolvimento Regional, através da articulação para a Produção científica, informação e difusão do conhecimento.

O projeto é de fluxo contínuo, ativando, a cada ano, parcerias potenciais para a realização de atividades relacionadas aos objetivos de:

Fortalecer de Linhas e Núcleos de Pesquisa ligados aos Programas de Pós-Graduação stricto sensu da UNEB, por meio da socialização de informações e ações comunicativas provenientes da Rede CPEDR.
Apoiar Grupos de Pesquisa credenciados junto a UNEB, articulados ao CPEDR, por meio da realização de projeto de pesquisa institucional, promovendo a instalação em rede e o desenvolvimento de processos e métodos científicos inovadores.
Fortalecer a rede de pesquisa em Educação e Desenvolvimento Regional por meio da articulação e manutenção de ação integrada de informação e comunicação na realização de eventos e publicações científicas.

Favorece a articulação acadêmica científica, nacional e internacional, entre pesquisadores e instituições.

PROJETO 3 – EDUCAÇÃO, CULTURA E O DESENVOLVIMENTO NO BAIXO SUL, LITORAL SUL E RECONCAVO DA BAHIA

O Projeto tem a finalidade de compreender os processos históricos e as dinâmicas locais associadas às formas próprias de ser e de viver que implicam no desenvolvimento loca/regional em municípios que compõem a área de abrangência. O estudo parte da “leitura” de eixos prioritários característicos do subdesenvolvimento/pobreza local, com referência ao estudo da SEI (2017), buscando aprofundar a compreensão destes eixos na comparação com outros que se evidenciem na pesquisa de campo, remanescentes numa perspectiva histórica, e comparando-os com novos eixos sinalizados em propostas que têm sido apresentadas para o local.

A pesquisa interdisciplinar priorizará análises nas áreas da Educação, da Cultura , da Economia (cadeias produtivas locais, turismo) e da Política/Gestão locais. O projeto será realizado em rede com Programas e Departamentos da UNEB, em parceria com a Superintendência de Estudos Econômicos da Secretaria de Planejamento do Estado da Bahia.  Contempla 4 ações: “Nexos entre a educação, a diversidade cultural e o desenvolvimento: perspectivas de superação da pobreza no território de identidade baixo-sul da Bahia “; 2) “Desenvolvimento e Gestão Local no Vale do Jiquiriça”; 3) “PANCS e Desenvolvimento em município do Recôncavo da Bahia”; e 4) “Renda e hábitos de consumo em mancha de pobreza na Bahia”.

Objetivos: Aprofundar a compreensão sobre os indicadores de pobreza registrados na pesquisa (SEI, 2017), para o Territórios de Identidade “Baixo-Sul”, “Litora-Sul”, e zona limítrofe (município de Ipiaú e Santo Antônio de Jesus), discutindo os nexos entre a educação, a diversidade cultural (modos de ser) , gestão, consumo e o desenvolvimento, na perspectiva da superação da pobreza.

PROJETO 4 – Projeto de Difusão do Conhecimento para o Desenvolvimento Regional e Emancipação Humana  (em elaboração)  

Objetivos:
Implantar, implementar e configurar os processos de disseminação do conhecimento e expansão da pesquisa na Universidade do Estado da Bahia em rede (REDE-CPEDR-UNEB), de forma a contribuir para o desenvolvimento científico, corroborando com os processos tecnológicos de desenvolvimento e sustentabilidade socioeconômica nas comunidades locais na Bahia e ratificando seu papel político-pedagógico-social no nordeste e no país, na área de Educação e Desenvolvimento Regional.
Justificativa:
Metodologia:
Cronograma:
Resultados Esperados:
Estratégias de Divulgação:
Recurso Necessário:

Para conhecer os projetos específicos dos Grupos de Pesquisa, visitar páginas dos grupos na Plataforma Lattes